sobre

quem somos

Equipa profissional

A Associação de Dança de Leiria desenvolve performances de dança Inclusiva desde 2014 integradas nas actividades da escola e na comunidade. Desenvolve projectos educativos de inclusão social e profissional através das artes, a crianças, jovens e adultos com diversidade / deficiência, no ambito do Projeto SOMA, que conta com o apoio do Município de Leiria. O sucesso e os resultados obtidos com este publico especifico, são a motivação para continuar, melhorando, acrescentando e chegando a mais publico. Em 2020 elevou o desafio a outro nível, com o apoio do BPI Capacitar ‘Fundacao La Caixa’ nasceu a CORPO – Companhia de Dança, com o objectivo de criar oportunidades artísticas profissionais e formação de bailarinos com e sem deficiência na área da dança contemporânea, promovendo a inclusão pela arte.

A CORPO pretende formar jovens bailarinos, independentemente da sua diversidade, levar a dança a todos os públicos e diminuir o estigma da deficiência na arte. É um espaço de criação e oportunidades profissionais na área da dança contemporânea, integrando no seu elenco bailarinos profissionais e jovens com inúmeras capacidades,  limitados pela sua condição ao mundo do trabalho,  sobretudo nas artes per-formativas.
Durante o primeiro ano contou com a coordenação artística e pedagógica de Rute Roots e Sofia Ferreira, coordenação técnica de Luís Sousa, o acompanhamento da Dança Movimento Terapeuta, Diana Mota, o apoio do coreógrafo Bruno Rodrigues  e consultadoria da CiM Companhia de Dança em parceria com a Associação Vo’Arte.

Estreou a sua primeira produção “EQUINOSSO, Fragmentos poéticos” com a Direção artística e coreográfica de Bruno Rodrigues da CIM, no dia 21 de Abril no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria.
A Companhia pretende ser um espaço de criação e oportunidades profissionais para bailarinos. Pretende ainda despertar consciências, levar a dança contemporânea a todos e através da arte alertar para os valores humanos.

equinosso