sobre

quem somos

Equipa profissional

A Associação Dança Leiria desenvolve performances de dança Inclusiva desde 2014 integradas nas actividades da escola e na comunidade. Desenvolve projectos educativos de inclusão social e profissional através das artes, a crianças, jovens e adultos com diversidade / deficiência, no ambito do Projeto SOMA, que conta com o apoio do Município de Leiria. O sucesso e os resultados obtidos com este publico específico, são a motivação para continuar, melhorando, acrescentando e chegando a mais público. Em 2020 elevou o desafio a outro nível, com o apoio do BPI Capacitar ‘Fundacao La Caixa’ nasceu a CORPO – Companhia de Dança, com o objectivo de criar oportunidades artísticas profissionais e formação de bailarinos com e sem deficiência na área da dança contemporânea, promovendo a inclusão pela arte.

A CORPO é um espaço de criação e de oportunidades artísticas profissionais, pretende despertar consciências, levar a dança a todos, abrindo portas à criatividade artística sem barreiras. 
Integra bailarinos com diversidade e desenvolve atividades estruturadas em duas vertentes:
 

CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Criação de espectáculos originais, apresentando-os em palco e partilhando com a comunidade, em itinerância.

CORPO EM REDE

Oficinas e formação, vocacionada para situações de mediação artística; a intervenção é direccionada para públicos com especificidades sociais; tendo como base o corpo e as suas vivências enquanto instrumento expressivo universal, é gerado um ambiente de partilha através da valorização do que cada indivíduo traz para enriquecer a construção de algo comum.

Durante o primeiro ano contou com a coordenação artística e pedagógica de Rute Vitorino e Sofia Ferreira, coordenação técnica de Luís Sousa, o acompanhamento da Dança Movimento Terapeuta, Diana Mota, o apoio do coreógrafo Bruno Rodrigues e consultadoria da CiM Companhia de Dança em parceria com a Associação Vo’Arte.
Estreou a sua primeira produção “EQUINOSSO, Fragmentos poéticos” com a Direção artística e coreográfica de Bruno Rodrigues da CIM, em Abril de 2021 no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Dando continuidade ao projeto, estreia em Abril de 2022 no Teatro Miguel Franco em Leiria, a segunda produção “VIVO” com a direção artística e coreográfica de Rute Vitorino.
Scroll to Top