BAILARINOS
nós amamos o que fazemos
Aqui vais encontrar informações sobre os bailarinos da CORPO. Pessoas únicas, dispostas a dar o seu melhor nesta aventura de criatividade e dança.

Patrícia Roda
Bailarina

Patrícia Roda
Bailarina
lniciou o seu percurso nesta arte com o Ballet, contactando depois com o jazz, danças urbanas e mais tarde com a dança contemporânea, tendo também contactado brevemente com o Teatro Musical. Com o passar dos anos, o foco da sua formação tornou-se a Dança Clássica, a Dança
Contemporânea e o Jazz.
Em 2017 ingressou na Escola Superior de Dança
em Lisboa. Ao longo do seu percurso de formação profissional teve a oportunidade de aprender e trabalhar com inúmeros bailarinos, coreógrafos e professores de excelência em contexto escolar,
Workshops e Masterclasses, tais como Miguel Ramalho, Amélia Bentes, Christine Funsch, Vítor Hugo Pontes, Patricia Henriques, Sandra Resende, Sylvia Rijmer, Barbara Griggi, lnês Pedruco, Angelo
Cid Neto, Rafael Alvarez, Vitor Garcia, Bruno Abreu, César Nusik, Elena Cester e Sara Colomino, entre outros. Realizou, em contexto escolar, projetos com os
Compositores, coreógrafos e realizadores como Miguel Esteves e Luis Mandacaru, e as Residências Artísticas com Margarida Mestre e Noiserv.
Em contexto profissional, realizou uma Residência Artística na Leirena Teatro, que
resultou numa co-criação com Helena Magalhães, Matilde Cruz, Sara Costa, Tania
Tedim e Victoria Flatt, intitulada “Egotuspacium”.
Em 2020 iniciou a sua carreira profissional como bailarina na CORPO Companhia
Dança, em Leiria. Atualmente leciona na Academia Vanda Costa e na Escola DANÇA
LEIRIA.

Rita Craveiro
Bailarina

Rita Craveiro
Bailarina
Ao longo destes 10 anos participou nos espetáculos realizados anualmente, os quais tiveram lugar em várias sociedades culturais. Atuou também no Teatro Miguel Franco e no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, com a produção “Os Medos que viviam debaixo da cama”.
Em Janeiro de 2020, participou no intercâmbio com a academia de dança francesa So’Danse, sob a direção e participação da professora Sonia Zur Rolquin, ex bailarina do Ballet Nacional de Nancy.
Atualmente, é com grande alegria e orgulho que integra, enquanto bailarina, a Companhia CORPO em Leiria.

Rute Vitorino
Direção Artística / Bailarina

Rute Vitorino
Direção Artística / Bailarina

Miguel Feteira
Bailarino

Miguel Feteira
Bailarino
Integra a instituição da CERCILEI desde que completou o 9º ano, no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Em 2014 entrou para a Associação de Dança e Desenvolvimento Social de Leiria, ingressando com o Projecto SOMA e estreando-se com a produção "Inversão" no Teatro José Lúcio da Silva , um espectáculo inclusivo integrando bailarinos com diversidade. Nesse mesmo ano foi entrevistado para uma reportagem do SOMA para o jornal de Notícias da TVI. Desde aí teve a oportunidade de atuar nos espectáculos anuais da ADDDL no Teatro José Lúcio da Silva.
Participou ainda em diversos palcos e eventos, como o Lifextreme Lazy Millionaires no Algarve em 2014, VII Gala de Inclusão do IPL Leiria em 2016, a Semana da Saúde em Pombal e no Corpo Evento - Espaço T no Porto em 2019.
Em Outubro de 2020 foi convidado para formação e integrar a Companhia CORPO, onde dis se sentir muito bem e com uma evolução diária notória.

Júlio Benfica
Bailarino

Júlio Benfica
Bailarino
É um apaixonado pela música e a dança. Completou a equivalência ao 9º ano, no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Actualmente frequenta a instituição Cercilei. Aqui fez formação de Jardinagem e Horticultura, onde prestou serviços das mesmas na instituição. No passado ano trabalhou profissionalmente em Jardinagem para uma empresa. Fez também formação em Carpintaria no Picoto, Leiria.
Em 2014 ingressou no Projecto SOMA da Associação de Dança e Desenvolvimento Social de Leiria, estreando-se com a produção "Inversão" no Teatro José Lúcio da Silva. Com o SOMA até agora teve a oportunidade de pisar vários palcos incluindo no evento Lifextreme Lazy Millionaires no Algarve em 2014, VII Gala de Inclusão do IPL Leiria em 2016. Em 2019 atuou na Semana da Saúde em Pombal e no Corpo Evento - Espaço T no Porto.
Em Outubro 2020 abraçou a Companhia CORPO com toda a sua garra e entusiasmo.

Diana Pinto
Bailarina

Diana Pinto
Bailarina
Formou-se em Dança na Escola Superior de Dança de Lisboa, completando o curso de licenciatura em Itália, na Academia Nazionelle di Canza di Roma, pelo programa Erasmus.
Durante a sua formação participou em vários concursos de Dança, dos quais destaca DWC e International Dance Competition, ganhando vários prémios e dando os primeiros passos na Internacionalização e no contacto com coreógrafos estrangeiros.
Enquanto bailarina profissional trabalhou com várias companhias e coreógrafos, com digressões internacionais, entre os quais Quorumballet (Daniel Cardoso); Evora Dance Company; Gonçalo Lobato; Ricardo Ambrósio; Patrícia Henriques (CPBC); North Dance Company (Pedro Pires); Vortice Dance Company; Nós da Dança - Companhia de Dança da Póvoa de Varzim; Ricardo Flores e tantos outros.
Como Freelancer, integrou e colaborou também em vários projetos dos quais destaca: "vetores visio-espaciais de velocidade zero" - projeto de pós-doutoramento do prof. Dr. Alejandro Laguna (Portugal - Argentina); Musicais; Circo; Flasmobs/Videoclips; Filmes; Musicais infantis; etc. Conta ainda com a colaboração nos festivais de Dança - Summer intentive Torres Vedras (Performact); anarella Dance Academy; Youth America Gran Prix (YAGP - Barceloana e Paris); Dance World Cup (Portugal).
É professora de Ballet e Dança Contemporânea a crianças e adolescentes, partilhando a sua experiência à comunidade e aprendendo coma as novas gerações, de onde tira grande inspiração para a sua carreira, valorizando esta troca de experiências para o seu crescimento enquanto artista e pessoa. Paralelamente, faz por participar em festivais e workshops para melhorar e crescer na sua formação.
Atualmente, desenvolve um trabalho de dança contemporânea, teatro físico, em parceria com o bailarino e coreógrafo mexicano Ricardo Flores, tendo já participado em vários festivais de Dança nacionais e internacionais. É também bailarina intérprete na Corpo – Companhia de Dança Inclusiva, que integra bailarinos com e sem deficiência no seu elenco.

Pedro Magalhães
Bailarino

Pedro Magalhães
Bailarino
Foi então que a certa altura, decidiu focar a sua energia em aprender mais sobre a Terra, nomeadamente sobre Permacultura e como se tornar mais sustentável e resiliente como Ser Humano. Desde logo, essa ligação conectou-se ao que procurava em relação ao seu caminho de desenvolvimento pessoal. E foi essa busca sem fim das diferentes potencialidades de Si mesmo e dos outros Seres que o levou a vários lugares do Mundo - onde aprendeu, partilhou, ensinou e experienciou sentimentos e emoções que traz consigo e que confirmam a sua abertura e constante evolução.
A sua ligação ao Corpo e ao Movimento, levou a que naturalmente a dança sempre estivesse presente na sua vida, conduzindo-o a conhecer o Contacto-Improvisação "uma forma de arte de dançar onde um, dois ou mais indivíduos fluem para uma dimensão diferente de movimento e conexão. Onde ser criança e ser adulto é a mesma coisa".
Atualmente, além de criar páginas de Internet (continuando desta forma ligado à sua área de formação e gosto pelo webdesign), integra o elenco da CORPO – Companhia de Dança Inclusiva, como bailarino em formação, continuando a dedicar também a sua energia na pesquisa do movimento através de ferramentas como o Contacto-Improvisação.

Beatriz Pereira
Bailarina

Beatriz Pereira
Bailarina
Estreou duas peças nos palcos de Praga, Parte para desTapar (2021), e The Fucking Colonizers (2022), no âmbito do festival Nová Generace.
Trabalha como freelancer e, atualmente, como bailarina no projeto Maciço pela companhia CORPO. Leciona aulas de danças urbanas e dança contemporânea.
Interessa-se pelo trabalho multidisciplinar e pela versatilidade do movimento.

Clara Marchana
Bailarina

Clara Marchana
Bailarina
Trabalhou com diversos coreógrafos e encenadores. Como coreógrafa, criou o solo Lost and Found (2013) para um bailarino, no âmbito do Concurso de Melhor Intérprete lançado pelo IPL, ganhando este o prémio de Menção Honrosa; Narrativa Interior; Magner; Ruído Branco; Poros (2020); The Cave e Body Lost. Jurada convidada das Provas Finais de Aptidão Profissional na EPI, Escola Profissional de Imagem, Lisboa (2022).
Como professora de dança e teatro, trabalhou nas seguintes Instituições, Quinta de Belgais, no projecto de ensino artístico para crianças criado por Maria João Pires; Escola Profissional do Instituto para o Desenvolvimento Social (Fundação António Silva Leal) em Lisboa; Casa de Saúde Mental da Idanha (Queluz) das Irmãs Hospitaleiras; Espaço da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Camarim nº 7 Escola de Teatro (Capítulo Reversível). Atualmente é bailarina no projeto MACIÇO da companhia CORPO e professora de movimento criativo no projeto SOMA da DANÇA LEIRIA.